PÁSCOA
A ORIGEM DA CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA ESTÁ NA HISTÓRIA JUDAICA RELATADA NA BÍBLIA, NO LIVRO CHAMADO “ÊXODO”. ÊXODO SIGNIFICA SAÍDA E É EXATAMENTE A SAÍDA DOS JUDEUS DO EGITO QUE ESSE LIVRO RELATA.
QUANDO RAMSÉS II, REI DO EGITO, SUBIU AO TRONO, APAVOROU-SE COM O CRESCIMENTO DO POVO DE ISRAEL, ACHANDO QUE ESSE CRESCIMENTO COLOCAVA EM RISCO O SEU PODER. ESSA PREOCUPAÇÃO, DEU INÍCIO A UMA SÉRIE DE ORDENS E OBRAS LEVARAM OS JUDEUS A UM PERÍODO DE GRANDE SOFRIMENTO.
CONTA A BÍBLIA QUE DEUS, VENDO O QUE SE PASSAVA COM SEU POVO, ESCOLHEU MOISÉSPARA TIRÁ-LOS DESSA SITUAÇÃO, DANDO A ELEOS PODERES NECESSÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DA MISSÃO. NA SEMANA QUE O POVO DE ISRAEL INICIOU SUA JORNADA PARA SAIR DO EGITO, DEUS ORDENOU QUE SÓ COMESSEM PÃO SEM FERMENTO E NO ÚLTIMO DIA, QUANDO FINALMENTE ESTARIAM FORA DO EGITO SERIA COMEMORADA A PRIMEIRA PÁSCOA, SENDO ESSE PROCEDIMENTO CELEBRADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
ESSA CELEBRAÇÃO RECEBEU O NOME DE “PASSACH”, QUE EM JUDAICO SIGNIFICA PASSAGEM, NESSE CASO DA ESCRAVIDÃO À LIBERDADE. DAÍ SURGIU A PALAVRA PÁSCOA.
JESUS CRISTO DEU NOVO SIGNIFICADO À PÁSCOA. ELE TROUXE A ‘BOA-NOVA’, ESPERANÇA DE UMA VIDA MELHOR, TROUXE A RECEITA PARA QUE O POVO SE LIBERTASSE DOS SOFRIMENTOS E DAS MALDADES PRATICADAS NAQUELA ÉPOCA.
A MORTE DE JESUS CRISTO REPRESENTA O FIM DOS TORMENTOS. A SUA RESSURREIÇÃO SIMBOLIZA O INÍCIO DE UMA VIDA NOVA, ILUMINADA E REGRADA PELOS PRECEITOS DE DEUS.
O DOMINGO DE PÁSCOA MARCA A PASSAGEM DA MORTE PARA A VIDA, DAS TREVAS PARA A LUZ.
HOJE O DOMINGO DE PÁSCOA REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS UMA RETROSPECTIVA EM NOSSAS VIDAS, E ESTABELECERMOS UM PONTO DE COMEÇO, DE SERMOS MELHORES, DE SAÍRMOS DO ‘EGITO’.
POR TUDO ISSO A EQUIPE DA ESCOLA MUNICIPAL PAU BRASIL DESEJA À TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!