terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ora Bolas - HTPC Vespertino


   Atividades Diversificadas e trabalhos que são atrativos e extremamente instrutivos não são somente em sala de aula, aqui na E.M. Pau Brasil toda hora e lugar alguém está ensinando ou aprendendo alguma coisa.
   Para os HTPCs nossas Professoras Coordenadoras Pedagógicas também planejam e bolam atividades super divertidas, instrutivas e que serão ótimas idéias para implementar nas nossas turmas.
   Neste contexto a equipe de professores do período vespertino, realizou uma atividade super bacana, com a letra da música 'Ora Bolas' do grupo Palavra Cantada produziram um livro, onde foi totalmente ilustrado pela equipe, o mais legal, foi que cada uma das professoras ficou responsável por ilustrar uma página, mais ao olharmos o produto final, vemos que todo grupo trabalhou em consonância, mostrando a integração que a turma possui.
   vejam no vídeo publicado abaixo o produto final desta idéia genial.

HTPC 16/08/2010
Período Vespertino
PCP Márcia Cabiló
publicado por Cláudia López

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Receitas Típicas de nosso Folclore: Tapioca & Biscoito de Polvilho


   Nossa turma da Educação de Jovens e Adultos entrou no ritmo do Folclore e quem aprendeu mais fomos nós os professores.
   Com muita paciência nossos alunos, nos ensinaram a fazer Tapioca, o mais incrível até a fazer a goma, sim, é isso mesmo até a goma da tapioca eles sabem fazer, compram a mandioca, fazem a farinha enfim o processo COMPLETO. A receita foi um sucesso e todos colaboraram com alguma coisa, como leite condensado, coco fresco ralado e colocaram a mão literalmente na massa.
   Vivenciamos na prática que o saber é uma constante troca e que nossos alunos acabam nos oportunizando muitos aprendizados de suas experiências, conhecimentos e principalmente de lições de vida.
    A profª Cícera atendendo a pedidos nos brindou novamente com seus deliciosos biscoitos de polvilho frito, onde a receita você pode encontrar no link a seguir: http://empaubrasil.blogspot.com/2009/11/receita-tipica-eja-biscoito-de-polvilho.html#comments, é só clicar e conferir como se faz essa delícia típica de nosso país.
   Confiram no vídeo abaixo este trabalho realizado com tanto carinho e esmero e que teve um final extremamente delicioso!
 Hummmmmmmm, só de lembrar dá água na boca...
Termo I Profª Cícera
Termo II Profª Elisa Naomi

publicado por Cláudia López

Sala de Leitura Iara & Boto Cor-de-Rosa


 No mês de agosto o assunto da vez é o Folclore Brasileiro, tão rico em lendas, crenças e tradições que perpassam de gerações para gerações.
    Como o Folclore  é a mais pura tradução da cultura de um povo, trabalhá-lo se torna essencial para  o enriquecimento pessoal e de valorização cultural que esperamos que nossos alunos adquiram pela cultura de seu povo.
    Neste contexto a Sala de Leitura trabalha em conjunto com as professoras dos 1º anos, e estão desenvolvendo um livro de lendas do folclore brasileiro, porém todas as expressões artísticas tem sido exploradas.
   Nas lendas da Iara e do Boto cor-de-rosa a professora Cláudia propôs a modelagem do personagem mítico e lógico que a atividade foi um enorme sucesso.
    Massa de Modelar cor-de-rosa nas mãos e vamos dar início ao trabalho!
   Confiram no vídeo abaixo o trabalho que foi desenvolvido, após a narrativa das lendas com modelagem, e boa diversão!
1º ano A Profª Jandira
1º ano B Profª Zenilda
Sala de Leitura Profª Cláudia López





Para conhecer as lendas contadas para as crianças dê uma passadinha nos links abaixo:
IARA
BOTO COR-DE-ROSA

Vale a Pena! 
publicado por Cláudia López