segunda-feira, 26 de novembro de 2012

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

AULA DE MOVIMENTO










   A professora Cleide está 'botando para quebrar' junto com seus estudantes nas aulas de movimento.
    Com o objetivo de desenvolver a noção de esquema corporal, a ritmicidade e lógico a ludicidade, a professora propôs uma ciranda, aonde os estudantes puderam treinar suas habilidades.
     Não precisamos nem dizer que todos adoraram e para comprovar isso, é só apreciar o registro fotográfico acima.


Publicado por Equipe BLOG Pau Brasil 

DENGUE - PREVENÇÃO COMEÇA NA ESCOLA













     Com nosso clima completamente instável, nunca podemos afirmar que realmente estará calor ou frio, mas uma coisa é certa, com o tempo úmido e picos de calor, o mosquito da Dengue pode aparecer.
     E com o verão já batendo em nossa porta, este trabalho deve ser intensificado, afinal não existe melhor remédio do que o cuidado para evitar a proliferação do mosquito da Dengue.
        E tendo isto em vista a profª Romilda da Fase V-D está realizando um trabalho super bacana de conscientização com sua turma da fase V-D.
        Com textos informativos, histórias, os estudantes aprendem tudo sobre como evitar a infestação, e conscientizados, podem ptopagar este conhecimento em seus lares.
          Vejam nas fotos acima, uma pequena mostra deste trabalho que visa a conscientização de nossos estudantes.
Professora Romilda Fase IV-D

Publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
Professoras Cláudia e Juliana

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra




   Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Pesquisas e estudos indicam que nasceu em 1655, sendo descendente de guerreiros angolanos. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Criado e educado por este padre, o futuro líder do Quilombo dos Palmares já tinha apreciável noção de Português e Latim aos 12 anos de idade, sendo batizado com o nome de Francisco. Padre Antônio Melo escreveu várias cartas a um amigo, exaltando a inteligência de Zumbi (Francisco). Em 1670, com quinze anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
   O nome Palmares foi dado pelos portugueses, em razão do grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje, estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
   O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados. A capital era Macaco, na Serra da Barriga.
   A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
   O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão. O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
   A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

Publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
Profª Cláudia López

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


   As professoras Alessandra Fase V-E e Elisa Pereira Fase IV-C, realizaram uma atividade super bacana com suas turmas. 
  Em comemoração da semana da Consciência Negra, foi proposto a leitura, discussão, seguida de uma dramatização feita pelos estudantes do livro Menina Bonita do laço de Fita de Ana Maria Machado.
   Não é preciso dizer que nossas crianças adoraram.
   Vejam no registro fotográfico abaixo uma pequena mostra deste trabalho.










Publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
Professoras Cláudia e Juliana

terça-feira, 13 de novembro de 2012

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA









   A valorização a pluralidade cultural é um tema constante em nosso currículo escolar, e na Semana da Consciência Negra este trabalho é intensificado.
    A professora Adélia da Fase V-G realizou uma atividade aonde usou como tema gerador o filme Kiriku e a Feiticeira.
    Os estudantes adoraram e puderam vivenciar um pouco mais sobre a cultura africana.
    Não conhece o filme KIRIKU E A FEITICEIRA?
    Veja abaixo a sinopse do filme:




   Kiriku é um menino que já falava quando ainda estava na barriga da mãe. Na verdade, foi ele quem escolheu seu próprio nome logo que nasceu. Ele está destinado a libertar uma vila africana de uma feiticeira chamada Karaba, que secou as fontes de água e sequestra os homens do local. Kiriku vai até o sábio da montanha, conhecedor do segredo de Karaba, e em seguida parte para enfrentar a feiticeira. 

   Essa história faz parte do folclore africano e fala da determinação na luta pela liberdade. Kiriku nasce para ser livre, tanto que quando ainda está na barriga da mãe ele diz: "Mãe, dê a luz a mim!" Segundo o diretor e roteirista, Michel Ocelto, foi também um grande oportunidade para mostrar o povo africano e alguns de seus valores. O roteiro foge do óbvio, ao contrário do que acontece em outras produções do gênero. E conta ainda com boa trilha sonora e personagens cativantes. 

publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
Professoras Cláudia e Juliana

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

BOTANDO AS MÃOZINHAS NA MASSA








   A professora Beatriz da Fase V-Q, botou as mãos na massa literalmente, juntamente com sua turminha.
   Com muita ludicidade os estudantes puderam vivenciar a prática da receita, suas medidas e quantidades, além da textura e cores no feitio da massa de modelar.
   Nem precisamos dizer que todos adoraram e com certeza aprenderam direitinho esta receita.

Anotem a Receita:
Massa de Modelar

Ingredientes
4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 e 1/2 xícara de água
1 colher de sopa de óleo comestível
corante alimentício, gelatina em pó (fica com cor e com cheiro) ou anilina (a mesma utilizada em bolos)

Como que faz?
Em uma vasilha, misture a farinha, o sal, o óleo e a água aos poucos. Amasse bem com as mãos até obter uma massa homogênia. Divida em várias partes e em cada uma coloque o corante desejado. Está pronta a massinha!
Obs: Para conservar a massa, guarde-a em saco plástico ou vasilha bem tampada. 


publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
Professoras Cláudia e JUliana

4ª Reunião Pedagógica de 2012

   Nos dias 08 e 09 de novembro aconteceu em nossa Unidade Escolar, a nossa 4ª Reunião Pedagógica de 2012, com o tema "Trocando e Vivenciando Experiências", nosso grupo pode experimentar  e trocar seus conhecimentos e experiências docente com seus pares.
   Não precisamos dizer que foi um encontro emocionante e muito produtivo, aonde pudemos observar e aprender com nossos colegas, um pouco mais sobre o pensar e fazer docente.
   Vejam abaixo alguns momentos destes encontros.











Publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
Professoras Cláudia e Juliana

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

AULAS DE LEITURA PAU BRASIL











   A professora orientadora da sala de leitura Lúcia Mendes, está encantando à todos estudantes com suas aulas.
   Além de agradar à todos com suas histórias e seu personagem a Fada das Histórias, a professora está propondo aos estudantes a realizarem as dramatizações das histórias contadas.
    E lógico que a atividade é um sucesso, pois nada mais gostoso do que vivenciar aquilo que a gente adora ouvir.
    Veja no álbum virtual abaixo o registro fotográfico de alguns momentos de suas aulas.

Publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
professora Cláudia López