quarta-feira, 31 de outubro de 2012

31 de OUTUBRO - DIA DO SACI


SACI-PERERÊ
O saci é um personagem brasileiro mitológico que habita o imaginário popular brasileiro, principalmente no interior do país onde ainda se mantém o hábito dos mais velhos, de contarem em histórias aos mais jovens nas tranquilas noite de lua.
Representado atualmente pela figura de um menino negro de uma perna só, que possui um gorro vermelho na cabeça e traz sempre um cachimbo na boca. De norte a sul do Brasil, além do nome, são várias também as definições e representações atuais que se tem dele. No nordeste, de uma forma geral ele segue a representação antes descrita que é a mais conhecida e popular.
Principais características:
-  É um ser que vive nas matas;
-        É extremamente misterioso;
-        É negro, pequeno e possui apenas uma perna;
       Usa capuz vermelho e um cachimbo;
-       Não possui pêlos no corpo;
-        Só tem três dedos em cada uma das mãos;
-        Possui as mãos perfuradas;
-        Adora assoviar e ficar invisível;
-        Vive com o joelho machucado, resultado das travessuras;
-        Tem domínio dos insetos que atormentam o homem: mosquitos, pernilongos, pulgas etc;
-        Fuma em um pito e solta fumaça pelos olhos;
-        Adora fazer travessuras;
-        Pode em momentos de bom humor ajudar a encontrar coisas perdidas;
-        Gira em torno de si feito um pião e provoca redemoinhos;
-        Pode ser malvado e perigoso;
-        Adora encantar criancinhas e fazê-las perder-se na mata.

O SACI É MALVADO OU APENAS TRAVESSO?
Entre todas essas características uma é unânime: sua personalidade travessa. algumas pessoas acreditam que ele é mau, outros dzem que ele é apenas um garoto traquino que adora fazer pequenas travessuras, mas sem o intuito de fazer o mal, apenas de se divertir, seja como for  diz a lenda que ele é muito peralta. Adora assustar os animais, prendê-los criar situações embaraçosas para as pessoas, esconder objetos, derrubar e quebrar as coisas, entre outras danações.
Para escapar do Saci algumas pessoas afirmam que o único meio de driblar o negrinho é espalhando cordas ou barbantes amarrados pelo caminho. Assim ele se ocuparia em desatar os nós, dando tempo da pessoa fugir de sua perseguição. O Saci também tem medo de córregos e riachos, por isso, atravessar um pode ser uma alternativa, pois o Saci não consegue fazer a travessia.
CURIOSIDADES - Quando surgiu o Saci era retratado por um curumim endiabrado, com uma perna só e rabo. Suas traquinagens tinham como objetivo atrapalhar a entrada dos intrusos na mata no território indígena, ou seja resguardar seu território dos temidos homens brancos.
A figura do Saci original –índio- sofreu alterações por ocasião da inserção, na cultura do país, de elementos africanos e europeus, trazidos para cá pelos negros escravos.
O Saci se transformou em um garoto negro de características físicas africanas. Alguns acreditam que a ausência da perna se deve a uma disputa de capoeira, também ganhou um cachimbo que é típico dos costume africanos. Da cultura europeia ganhou o gorro vermelho que diz a lenda é a fonte de seus poderes.
Apesar de todo o encanto dessa lenda e desse peersonagem. Mesmo com a resistência em alguns lugares da cultura de contar histórias, o que se percebe é a desvalorização da cultura oral e o enfraquecimento desses costumes a cada dia.
A literatura de Monteiro Lobato, Ziraldo e Mauricio de Souza trouxe o resgate deste personagem, bem como a criação do dia do Saci que ocorreu em 2005 como meio de valorização da cultura nacional contra o importado Halloween (Dia das Bruxas)
PUBLICADO POR EQUIPE BLOG PAU BRASIL
CLÁUDIA E JULIANA


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA DO LIVRO

Publicado por professoras orientadoras da sala de leitura
Cláudia e Lúcia

sábado, 27 de outubro de 2012

KILLING












   A turma da V-L (Professora Beatriz) desenvolveu de uma forma bem especial, os trabalhos para o projeto "As Flores em Embu das Artes", proposto pela Secretaria de Educação de nosso município.
   Os estudantes aprenderam a produzir figuras usando a técnica de KILLING (enrolando tiras de papel e formando figuras com estes rolinhos).
    Além do Killing os estudantes tiveram acesso a uma diversidade de técnicas para produzir seus saberes artísticos, tais como: pintura com tinta, colagem, recorte, enfim uma atividade mais do que completa.
    Vejam no registro fotográfico acima o desenvolvimento desta atividade.

Publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
Professoras Cláudia e Juliana

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CONFECCIONANDO BRINQUEDOS NA SALA DE AULA











   A professora Beatriz da Fase V-Q realizou com sua turma em comemoração a semana da criança, uma atividade super lúdica e divertida.
    Com a proposta de construir divertimento, os estudantes puderam vivenciar a experiência de construir um Mandalhão e com isso exercitar sua coordenação motora e criatividade.
     Vejam no registro fotográfico acima o desenvolvimento desta atividade.

Professora Beatriz  Fase V-Q

Publicado por Equipe BLOG Pau Brasil

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

É o que deseja a Equipe da Escola Municipal Pau Brasil, à todas as crianças!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CONSTRUINDO DIVERSÃO

   Em comemoração  a semana das crianças a professora Beatriz da fase V-Q propôs a confecção do Mandalhão, um brinquedo bem simples de fazer, mas que enche as pessoas de diversão.
   Os alunos puderam testar suas habilidades confeccionando o brinquedo, e após, lógico, brincar muito afinal esta é a semana deles.
   Vejam no registro fotográfico abaixo o desenvolvimento da atividade.










publicado por Equipe BLOG Pau Brasil
ptofessora Cláudia López