sábado, 30 de julho de 2011

Leitura em Voz Alta EJA 2011


 Nossa turma da EJA realizou uma apresentação super especial para a edição de 2011 do nosso Projeto Leitura em Voz Alta.
  Com muitos ensaios e dedicação, nossos alunos emocionaram a nós e seus familiares ao apresentarem as músicas: Tocando em Frente de Almir Sater, Quando a Chuva Passar de Paula Fernandes e Dias Melhores do grupo J Quest, músicas estas cheias de significados e vivências.
   Confiram no vídeo abaixo o vídeo com o registro deste dia super especial.

publicado por Cláudia López


quinta-feira, 28 de julho de 2011

JOÃO E MARIA - SALA DE LEITURA

   Contar e Encantar é o que se pretende com a Contagem de histórias realizada pela Sala de Leitura.
   A Professora Lúcia Mendes, também conhecida como a FADA é uma dessas professoras que nasceram para encantar e é isso que ela realiza com suas histórias cheia de encanto e magia.
    Vejam no vídeo abaixo a contagem de historia do João e Maria, onde a professora além de contar a história divertiu nossas crianças pra valer com um divertido quebra-cabeças, confeccionado especialmente para este momento.

Profª Lúcia Mendes João e Maria - Sala de Leitura

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Projeto Leitura em Voz Alta 2011

   No dia 02 de julho aconteceu em nossa Unidade Escolar o Projeto Leitura em Voz Alta, com a participalão efetiva de toda comunidade, pais e alunos.
   Foi um tremendo sucesso, as salas de aula estavam todas customizadas e preparadas para  levar os participantes a adentrar no mundo mágico da Leitura.
   Vejam no vídeo abaixo uma pequena mostra de como foi nosso Projeto.
 LEITURA EM VOZ ALTA 2011
publicado por Cláudia López

João e o Pé de Feijão


   Vivenciar a Leitura foi a proposta que a professora Alexandra da fase IV-F propôs, com sua atividade baseada na história João e o Pé de Feijão.
    Logo na entrada da sala de aula havia um imenso pé de feijão, que indicava que a atividade proporia interação. Dentro da sala de aula  o teatro de fantoches foi realizado com o cenário do castelo do gigante da história, tudo isso com o objetivo de maior interação com a história, bem como o incentivo aos pais de fazerem leituras diárias com seus filhos, já que a professora em breve explicação, salientou a importância deste hábito no cotidiano das crianças e como isso é importante na formação das mesmas.
    Através desta vivência pais e filhos, puderam sentir na prática como a história vivida é gostosa e prazerosa e que através de um pouquinho de criatividade conseguimos muitos benefícios na vida do educando, afinal ler além de entreter, educa.
    Veja no vídeo abaixo o desenvolvimento desta atividade tão bem elaborada pela professora.
    Professora Alexandra Fase IV-F
publicado por Cláudia López

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A NUVEM TRISTE


     As professoras Ivaneide e Patrícia desenvolveram a partir da história A Nuvem Triste, um trabalho super educativo  que envolveu o respeito e a aceitação pessoal.
     Crianças e pais puderam vivenciar na prática a não aceitação e trabalharam com bexigas maleáveis (devido a sua plasticidade) as transformações que muitas vezes queremos ter ou ser, devido a não aceitar de fato quem somos (nossa essência).
     Não conhecem a história  "A Nuvem Triste"? Leiam a historinha abaixo e vejam o vídeo com o registro deste trabalho maravilhoso e tão bem elaborado pelas professoras.

A NUVENZINHA TRISTE

     Vocês já olharam o céu? Já viram quantas nuvens? Elas são branquinhas como algodão. A sua casa é no céu. Lá moram muitas nuvens. Elas mudam de forma quando o vento sopra. Elas vão se ajuntando e se parecem com pessoas, animais, árvores, estrelas e com muitas coisas mais.
     Mas havia uma nuvenzinha muito triste. Ela já estava cansada de ser nuvem. Ela não estava feliz por Deus tê-la criado sendo uma nuvem.
     Então ela viu uma borboleta colorida voando, voando. E ela pensou:
        - Eu poderia ser uma borboleta!
   Ela se espichou daqui e dali e...
   Logo se transformou numa borboleta. Que bom! Agora ela parecia com uma borboleta. Ela podia voar pra lá e pra cá. Mas, a borboleta não podia voar mais alto. E ela então se cansou de ser borboleta.
   Mais tarde, ela viu um avião a jato voando pelos ares. E ela pensou:
   - Eu poderia ser um avião a jato para viajar a muitos lugares!
    E ela se espichou daqui e dali, transformando-se em um avião a jato. Agora sim ela poderia ser feliz.   Afinal, agora ela poderia voar bem alto, conhecer muitos lugares, muitas pessoas. Mas, ela logo se cansou de voar, de ir para longe das outras nuvens. Ela ficava tão sozinha!
    Então ela viu um balão colorido. Ela ficou impressionada com a altura que ele voava, era tão bonito e voava tão alto! As crianças riam e brincavam com ele, parecendo tão felizes!
    A nuvenzinha resolveu então ser um balão.
    Foi se espichando dali e daqui, até que se transformou num balão. E quando o vento soprava, o balão voava bem alto. Mas ela se cansou de ser balão. As crianças não se alegravam mais com ela!
    E numa noite, ela viu a lua brilhando no céu. Ela também quis ser lua.
    Espichou daqui e dali, ela se transformou numa lua bem bonita. Mas, a vida da lua não era muito boa. E, ela, se cansou de ser lua.
    A nuvenzinha já estava desanimada por procurar ser tanta coisa e não conseguir ser feliz.
    As outras nuvens começaram a conversar com ela, para saber a razão de sua tristeza. Então ela explicou que já havia transformado em tantas coisas e nada havia lhe trazido alegria.
   Então ela começou a chorar. Suas lágrimas foram caindo, caindo... como gotinhas de água em cima da terra, do campo, das flores e logo o capim foi crescendo e ficando verdinho, as flores foram se abrindo alegrando o jardim.
   E a nuvenzinha foi ficando alegre e compreendendo como era importante ser uma nuvenzinha. Ela já não queria ser outra coisa. A borboleta, o avião. O balão, a lua, cada um tinha sua função, cada um era importante.
   Por isso devemos ser felizes como Deus nos fez. Nós somos importantes também.
  A nuvenzinha descobriu como era maravilhoso ser uma nuvem. Deus criou a nuvenzinha para nos dar chuva, que molha a terra, o campo, dando alimento para as pessoas e os animais. Assim através de suas gotinhas ela descobriu que podia alegrar muita gente e se tornou feliz.

Professora Patrícia Oliveira Fase V-S   Professora Ivaneide Fase V-T
publicado por Cláudia López

RESGATE AS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS

       No mês de junho acontecem a tão tradicionais Festas Juninas e junto com elas trabalhamos toda diversidade de cultura que ela nos mostra.
   Foi com esse objetivo que a professora Mª Cleonice da Fase IV-D trabalhou com suas crianças as brincadeiras tradicionais dos festejos juninos.
   Corrida com a Laranja na Barriga ( a bexiga fazendo a vez de larranja), corrida do Saci com um pé só, corrida das três pernas ( os alunos amarrados) e a tradicional corrido de carrinho de mão.
   Foi uma tremenda diversão, aonde além de aprenderem, os alunos desenvolveram seu equilíbrio, corrdenação motora e o espírito de cooperação.
   Vejam no vídeo abaixo o registro desta atividade tão gostosa.
 Professora Mª Cleonice Fase IV-D
publicado por Cláudia López

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A FLOR AMARELA


    Trabalhar diversos tipos de texto faz parte do universo escolar  e poesias é mais do que obrigatório e prazeroso neste contexto.
     E foi desta forma que a Profª Juliana da Fase V-Q trabalhou com sua turma a poesia de Cecília Meireles A Flor Amarela.
     A poesia foi apresentada em forma de leitura feita pela professora, após as crianças discutiram e analisaram o poema e fizeram sua interpretação através de um desenho coletivo, que toda a turma reproduziu e finalizou a obra pintando com cola colorida.
    Nem precisamos dizer que a turma adorou e os trabalhos ficaram lindos.
    Leiam a poesia abaixo e vejam o vídeo com o registro deste trabalho tão bonito e significativo.

A Flor Amarela

Olha a janela

da bela  Arabela.

Que flor é aquela

que Arabela

molha?

É uma flor amarela

Professora Juliana Fase V-Q

publicado por Cláudia López





segunda-feira, 4 de julho de 2011

JOGO DA GARRAFA E CANUDOS




     A turma da professora Adélia fase V-O, além de se divertirem pra valer, aprenderam muitos conceitos matemáticos, e tudo isso somente com uma simples brincadeira.
     Com o jogo da garrafa e canudos as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar brincando o raciocíno lógico matemático, bem como explorar a parceria, interação e o respeito as regras.
      O jogo da garrafa pode ser realizado com dois ou três times, cada um terá uma garrafa e vários canudos. A quantidade de canudos é a mesma para cada um dos times. Cada time terá a sua vez de jogar o dado, e a quantidade que sair no dado na hora da jogada é a quantidade de canudos que deve ser colocada dentro da garrafa. Ganhará quem terminar primeiro de colocar os canudos dentro da garrafa.
     Viram só, como aprender pode ser divertido.
     Nas fotos vocês podem comprovar a realização desta atividade super gostosa e educativa.




publicado por Cláudia López 

domingo, 3 de julho de 2011

APRENDENDO CORES E CONTAR BRINCANDO


     As crianças da Fase V-L da prfª Rosana aprenderam cores e a contar de uma forma lúdica e super divertida.
     Com o jogo do Monta-Monta a professora solicitou que as crianças através do seu comando fossem fazendo agrupamentos conforme as cores das peças, após todas as cores terem sido contempladas a professora, iniciou a contagem das mesmas, deste modo as crianças perceberam quais cores tinham mais ou menos peças, logo após foi proposto o reagrupamento de determinados conjuntos, realizando desta forma operações matemáticas.
     Viram só apreder pode e deve ser bem divertido. Vejam no vídeo abaixo o registro fotográfico desta atividade super bacana.
Aprendendo Cores e a Contar Brincando   Fase V-L Profª Rosana

publicado por Cláudia López

sábado, 2 de julho de 2011

O COELHINHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA


       O livro "O Coelhinho que não era de Páscoa", traz a história de um coelhinho que foi na contramão da família e decide seguir sua vocação e não a tradição de sua família de se tornar Coelho de Páscoa.

        Com uma história simples esta história traz o tema Profissão e Vocação e as crianças adoraram, pois a narrativa é empolgante e nos traz boas surpresas.
      Após a contagem da história a Profª Cláudia da sala de leitura, transformou todas as crianças da sala em coelhinhos e aí foi só diversão.
     Vejam no vídeo abaixo o desenvolvimento e produto final desta contagem de história super gostosa e especial.
O Coelhinho que não era dePáscoa 1º B - Profª Regiane e Sala de Leitura Profª Cláudia
publicado por Cláudia López

¡Buenos Días!

  Apresentación de los niños de la Escuela Pau Brasil, mestra Regiane.

  Musica: ¡Buenos Días!

¡Buenos Días
¡Buenos Días

 ¿Como estás?
 ¿ Como estás?

Muy bién, Gracias
Muy Bién, Gracias
¿ Y,y tú?
¿ Y, y tú?

¡Buenas Tardes!
¡Buenas Tardes!

¿Como estás?
¿Como estás?

Muy bién, Gracias
Muy Bién, Gracias
¿ Y,y tú?
¿ Y, y tú?


publicado por Cláudia López