sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fazendo Doces e Aprendendo


    Nossa turma da EJA realiza um projeto onde aprendem fazer receitas gostosas e de baixo custo. E foi com esta proposta que trabalhamos na semana da Páscoa o feitio do Doce de Leite em Pó.
    Com poucos ingredientes, muita disposição e vontade de aprender nossa turma realizou a receita, que puderam degustar na escola e ainda levar pra casa, para presentear seus familiares.
     Anotem a receita e vejam o registro fotográfico feito pela aluna da EJA Luciana Silva, deste trabalho super divertido e principalmente gostoso:

Doce de Chocolate e Leite em Pó
400 gramas de Leite em Pó
400 gramas de Chocolate em pó
1 caixinha de leite condensado

Modo de Preparo


Misture todos os ingredientes em uma vasilha e amasse até dar o ponto de poder enrolar.
DICA- Pode passar em Chocolate em pó ou no chocolate granulado, mas isso é opcional.


publicado por Cláudia López

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PÁSCOA


PÁSCOA

A ORIGEM DA CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA ESTÁ NA HISTÓRIA JUDAICA RELATADA NA BÍBLIA, NO LIVRO CHAMADO “ÊXODO”. ÊXODO SIGNIFICA SAÍDA E É EXATAMENTE A SAÍDA DOS JUDEUS DO EGITO QUE ESSE LIVRO RELATA.
QUANDO RAMSÉS II, REI DO EGITO, SUBIU AO TRONO, APAVOROU-SE COM O CRESCIMENTO DO POVO DE ISRAEL, ACHANDO QUE ESSE CRESCIMENTO COLOCAVA EM RISCO O SEU PODER. ESSA PREOCUPAÇÃO, DEU INÍCIO A UMA SÉRIE DE ORDENS E OBRAS LEVARAM OS JUDEUS A UM PERÍODO DE GRANDE SOFRIMENTO.
CONTA A BÍBLIA QUE DEUS, VENDO O QUE SE PASSAVA COM SEU POVO, ESCOLHEU MOISÉSPARA TIRÁ-LOS DESSA SITUAÇÃO, DANDO A ELEOS PODERES NECESSÁRIOS PARA O CUMPRIMENTO DA MISSÃO. NA SEMANA QUE O POVO DE ISRAEL INICIOU SUA JORNADA PARA SAIR DO EGITO, DEUS ORDENOU QUE SÓ COMESSEM PÃO SEM FERMENTO E NO ÚLTIMO DIA, QUANDO FINALMENTE ESTARIAM FORA DO EGITO SERIA COMEMORADA A PRIMEIRA PÁSCOA, SENDO ESSE PROCEDIMENTO CELEBRADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
ESSA CELEBRAÇÃO RECEBEU O NOME DE “PASSACH”, QUE EM JUDAICO SIGNIFICA PASSAGEM, NESSE CASO DA ESCRAVIDÃO À LIBERDADE. DAÍ SURGIU A PALAVRA PÁSCOA.
JESUS CRISTO DEU NOVO SIGNIFICADO À PÁSCOA. ELE TROUXE A ‘BOA-NOVA’, ESPERANÇA DE UMA VIDA MELHOR, TROUXE A RECEITA PARA QUE O POVO SE LIBERTASSE DOS SOFRIMENTOS E DAS MALDADES PRATICADAS NAQUELA ÉPOCA.
A MORTE DE JESUS CRISTO REPRESENTA O FIM DOS TORMENTOS. A SUA RESSURREIÇÃO SIMBOLIZA O INÍCIO DE UMA VIDA NOVA, ILUMINADA E REGRADA PELOS PRECEITOS DE DEUS.
O DOMINGO DE PÁSCOA MARCA A PASSAGEM DA MORTE PARA A VIDA, DAS TREVAS PARA A LUZ.
HOJE O DOMINGO DE PÁSCOA REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE DE FAZERMOS UMA RETROSPECTIVA EM NOSSAS VIDAS, E ESTABELECERMOS UM PONTO DE COMEÇO, DE SERMOS MELHORES, DE SAÍRMOS DO ‘EGITO’.


POR TUDO ISSO A EQUIPE DA ESCOLA MUNICIPAL PAU BRASIL DESEJA À TODOS UMA FELIZ PÁSCOA!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CIDADANIA - PROCON


    O Procon do Embu esteve em nossa unidade escolar para ministrar uma palestra super elucidativa a nossos alunos da EJA.
     Nossos alunos ficaram sabendo sobre serem consumidores conscientes, os riscos de se deixar levar pelas propagandas excessivas que acabam nos fazendo consumir sem necessidade e sobre a importância de ser um consumidor responsável com o meio ambiente.
       Vejam o registro desse momento super importante, afinal informar é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.


publicado por Cláudia López

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TRABALHANDO COM POESIA


    No processo inicial de Alfabetização, trabalhar com textos conhecidos e de memória facilita o trabalho bem como o torna prazeroso.
    Neste contexto a Profª Jandira do 1º ano A turma da manhã, trabalhou a poesia "Batatinha quando Nasce" com seus alunos e este trabalho foi bem sucedido e deu o que falar.
     Muitas crianças não conheciam a poesia, mas como a mesma é de fácil memorização todos aprenderam rapidinho, após um dos alunos questionou o porquê da batatinha se esparramar pelo chão quando nasce, e perguntou se a mesma não dava em árvores igual a laranja, dúvidas tiradas e questões encerradas, as crianças passaram para a elaboração e escrita da poesia.
         Os alunos fizeram reescrita, preencheram lacunas da poesia com palavras chave e montaram a poesia juntando as palavras da mesma, tudo isso visando um trabalho de qualidade e real de alfabetização.

Profª Jandira  1º Ano A

publicado por Cláudia López


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aprendendo com "Os 3 Porquinhos"


     Ouvir histórias é uma coisa bem gostosa de se fazer, ainda mais quando a história é contada com capricho através de um teatro de fantoches, mas além de se deliciar com a história poder também aprender com ela então é melhor ainda.
     E foi isso que a atividade da professora Ilda da Fase IV-C propôs. 
     A professora montou um teatro de fantoches com a história dos 3 porquinhos o que por si só já deixou todas as crianças felizes, mas logo após, propôs um jogo de trilha envolvendo a história.
     Dividida a sala em dois grupos iguais, cada criança lançava o dado e andava o número de casas correspondente, se caisse nas patinhas do LOBO a criança tinha que responder a uma pergunta referente a história em questão, se errasse retrocedia as casa com a quantidade que havia tirado no dado, se acertasse tinha o direito de jogar novamente e avançar. Ganhava quem andasse todas as casas do tabuleiro.
       Brincando as crianças aprenderam uma nova história e interpretá-la, bem como a respeitar regras, a ter noções de: quantidade, de adição e subtração (já que avançava e retrocedia), ou seja uma atividade completa.
       Veja no vídeo abaixo o desenvolvimento desta atividade super bacana.
       Professora Ilda  Fase IV-C 

publicado por Cláudia López

sexta-feira, 8 de abril de 2011

BRINCANDO E APRENDENDO COM A AMARELINHA


     Nada melhor neste mundo do que brincar, vocês não concordam? Agora brincar e ainda aprender é melhor ainda, e é isto que a profª Daniela da Fase V-P propôs com a Atividade da Amarelinha.
      Montando o jogo da Amarelinha na sala de aula a profª Daniela fez com que as crianças adquirissem equilíbrio, coordenação motora e ainda aprendessem seqüência numérica de forma divertida, lúdica e extremamente prazerosa, tendo em vista que este é o principal papel da Educação Infantil, vimos que a professora Daniela teve todos os seu objetivos plenamente atingidos.
       Veja no vídeo abaixo o desenvolvimento desta atividade.
        Profª Daniela  Fase V-P Vespertino


publicado por Cláudia López

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jogo da Tartaruga


    Possibilitar uma aprendizagem divertida, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático faz parte deste jogo super divertido realizado pela turma da Fase IV-B da Profª Tereza
      O jogo se dá seguinte maneira: Cada criança, em sua vez, jogará o dado e de acordo com a quantidade conseguida deverá colocar a mesma quantia de pecinhas na tartaruga, formando, assim, os detalhes de seu casco. Dessa maneira os alunos aprendem noções de quantidade, bem como a somar e subtrair dependendo da regra pré-estabelecida na hora da jogada.
      Vejam o vídeo abaixo e comprovem como além de brincar, nossos alunos aprenderam muito!.

Professora Tereza Fase IV-B Manhã


    
publicado por Cláudia López