terça-feira, 29 de junho de 2010

Poesia EJA



   A Poesia é o Espelho da Alma.
   Tendo isso como princípio nossos alunos da EJA Termo II profª Elisa Naomi, soltaram seus espíritos poéticos e arrasaram na escrita, elaborando poesias, onde se descreviam, ou falavam de coisas que não podem faltar em suas vidas.
   Estaremos publicando uma poesia Ilustrada por semana. A de hoje é da aluna Anaci.
   Cliquem na foto e deleitem-se com as doces palavras que a descrevem.

Educação de Jovens e Adultos 
Termo II
Profª Elisa Naomi

publicado por Cláudia López

segunda-feira, 28 de junho de 2010

BRINCANDO E REAPROVEITANDO MATERIAIS

     O Projeto Jogos e Brincadeiras foi um enorme sucesso, com trabalhos bem elaborados e super divertidos.
     Um dos trabalhos de destaque, foi realizado e idealizado pelas professoras Regiane FASE V-D, Sandra Biúde FASE V-E e Renata FASE V-F, onde além de envolver muita brincadeira, envolveu também a consciência ecológica através do Reaproveitamento de Materias.
      Com materiais que as pessoas facilmente descartam como sacolas plásticas de supermercado e tampinhas de garrafa descartável, as três professoras ensinaram os pais e os alunos a confeccionaram acessórios que proporcionaram muita diversão aos presentes. As sacolas viraram uma corda para pular e as tampinhas viraram auxiliares para um divertido Bingo.           
      Confiram no vídeo abaixo o trabalho realizado e boa diversão!

Profª Regiane FASE V-D
Profª Sandra Biúde FASE V-E
Profª Renata FASE V-F

Brincando e Reaproveitando Materias - Projeto Jogos e Brincadeiras
 

publicado por Cláudia López

terça-feira, 22 de junho de 2010

APRESENTAÇÃO JUNINA 2010


     Dia 19/06/2010 aconteceu no Ginásio de Esportes do Jardim Dom José, a nossa Tradicional Apresentação Junina.
     Contamos com a participação de nossas crianças e comunidade em peso, tornando o evento um sucesso!
     Visualize no vídeo abaixo e confiram as nossas apresentações.

APRESENTAÇÃO JUNINA 2010
19/06/2010



publicado por Cláudia López

sábado, 19 de junho de 2010

FESTA JUNINA DA EJA 2010



 A Festa Junina da EJA  em nossa escola foi um sucesso.
   Além de contarmos com a presença de todos, a festa ainda foi marcada com quitutes deliciosos, além de muita dança e diversão.
   Confiram no vídeo abaixo as imagens  desta festa super gostosa e divertida.

   FESTA JUNINA DA EJA 2010
   REALIZADA EM 18/06/2010


PUBLICADO POR CLÁUDIA LÓPEZ

quarta-feira, 16 de junho de 2010

NOSSA FESTA JUNINA ESTÁ CHEGANDO...


PUBLICADO POR CLÁUDIA LÓPEZ

MEMÓRIAS 1ª ANO 'A'

   

   A Professora Jandira 1º Ano A, realizou uma atividade super bacana, envolvendo as memórias das crianças da sua turma.
   Através de uma roda de conversa o tema foi sugerido, e com ele inúmeros assuntos, até que ficou combinado que cada aluno traria algo para ilustrar uma boa lembrança que guarda em sua memória.
   Este momento foi emocionante, pois teve alunos que trouxeram brinquedos especiais, um trouxe o primeiro sapatinho que sua mãe lhe comprou, outra trouxe a Roupinha da qual saiu da maternidade, culminando com um aluno que trouxe um par de óculos do qual pertencia a sua avó que os utilizava para lhe contar histórias.
   Além deste importante resgate de sua história e da importância dela em sua formação, a atividade ainda envolveu as lembranças das mamães, que acabaram coincidindo com brincadeiras e parlendas que hoje eles realizam e utilizam, fazendo um paralelo gostoso com o ontem e o hoje.
    Nossos alunos ainda produziram textos e fizeram leituras que com certeza tiveram muito significado e que ficarão guardadas em suas memórias como boas lembranças.

Professora Jandira 
1º Ano 'A'  Matutino



publicado por Cláudia López

terça-feira, 15 de junho de 2010

COMO SURGIRAM OS FESTEJOS JUNINOS?

    Fogueira, fitas, mastros coloridos. Dança e animação. Todos nós conhecemos muito bem a tradição da Festa Junina. Mas a verdadeira história da origem dos festejos juninos vem de muito tempo atrás.
   Contam que Maria de Nazaré e Isabel eram muito amigas. Por esse motivo, costumavam visitar-se com freqüência, afinal de contas, amigos de verdade costumam conversar bastante.Um dia, Isabel foi à casa de Maria para contar uma novidade:estava esperando um bebê ao qual ela daria o nome de João Batista.
   Ela estava muito feliz por isso! Mas naquele tempo, sem muitas opções de comunicação, Maria queria saber de que forma seria informada sobre o nascimento do pequeno JoãoBatista. Não havia correio, telefone, muito menos Internet e e-mails.Sendo assim, Isabel combinou que acenderia uma fogueira bem grande,que pudesse ser vista à distância. Combinou com Maria que mandaria erguer um grande mastro com uma boneca sobre ele.O tempo passou e, do jeitinho que combinaram, Isabel fez.Lá de longe Maria avistou o sinal de fumaça, logo depois viu aslabaredas que subiam e desciam. Ela sorriu e compreendeu a mensagem.Foi visitar a amiga e a encontrou com um belo bebê nos braços. Era dia 24 de junho.
   Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, fogueira e outrascoisas bonitas como: foguetes, danças e muito mais!
    Mas ainda dizem que existia desde antes de Cristo, no mês de junho e julho, acendiam-se fogueiras para saudarem o verão europeu, até que o catolicismo fundiu as comemorações pagãs ao aniversário de S. João, dando origem assim as festas juninas de hoje.
   As origens estão descritas, mas a diversão cabe a cada um, então... BOM DIVERTIMENTO E CUIDADO AO PULAR A FOGUEIRA.


publicado por Cláudia López

sexta-feira, 11 de junho de 2010

FESTA JUNINA


COMO SURGIU O DIA DOS NAMORADOS?

     
O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
    Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
     Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.


A história do dia nos namorados no Brasil


No Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.

PUBLICADO POR CLÁUDIA LÓPEZ