domingo, 30 de maio de 2010

2ª REUNIÃO PEDAGÓGICA 2010



  
 Devido aos acúmulos de cargos e aos horários diversos de nossa Unidade Escolar e ainda para garantir o dia letivo, nossa 2ª Reunião Pedagógica aconteceu em dois dias 21 e 24 de maio.
      A Temática desta segunda reunião foram os jogos e sua importância na vida.
     Antes de iniciarmos facilitamos uma Auto-Análise através do desenho da árvore da vida. Após tratamos dos aspectos teóricos do jogo, citando Winnicott, Piaget, Vygotsky e Melanie Klein, e jogamos diversos jogos, tais como: Cilada, 4 cores, Mancala, Cara a Cara, jogo da velha, Tangram, Senha, enfim uma gama enorme de jogos que propiciaram o contato com o aprender jogando.
     Confeccionamos jogos para ilustrar que não precisamos comprar jogos "caros" e sim adaptá-los e os fazer, e ainda elaboramos uma pequena apostila explicando as regras de cada jogo e o que um facilita no aprendizado da criança.
    O grupo demonstrou muito interesse e todas as avaliações foram extremamente positivas, porém uma traduziu exatamente o espírito deste encontro:
 " Aprendemos Fazendo"
      Ambos os encontros tiveram uma recepção calorosa com direito a café da manhã e da tarde com a colaboração dos professores, no período da tarde ainda houve uma dinâmica super gostosa onde o Movimento foi o agente principal, enfim esperamos ter mais encontros assim.
      
Reunião Pedagógica 2010
Professoras Colaboradoras:
Cláudia López
Vera Mires 
      

TURMA DA MANHÃ 21/05/2010
TURMA DA TARDE 24/05/2010

Um agradecimento especial a profª Juliana do período da Tarde por ter nos auxiliado com o empréstimo do DataShow para a reunião do dia 24/05.

publicado por Cláudia López

OBS- Nos vídeos acima foi colocado como 1ª Reunião Pedagógica de 2010, devido a ter sido a 1ª Reunião com a colaboração de professores, porém na ordem exata esta foi a 2ª Reunião pedagógica do ano de 2010.

FORMAS E CORES

     Na Educação Infantil fazemos que o aprender seja sempre gostoso, divertido e principalmente interativo.
     Foi desta fora que a Profª Juliana da FASE IV-G trabalhou com sua turminha o tema Formas e Cores, através de brincadeiras, cartões, jogos enfim o aprendizado se deu de forma divertida e lúdica.
     Vejam no vídeo abaixo produzido pela professora como a turminha aprendeu brincando.

Profª Juliana 
FASE IV-G Intermediário



publicado por Cláudia López 
Vídeo pelo YouTube Vera Mires

sábado, 22 de maio de 2010

FAZENDO ARTE PARA A MAMÃE

A turminha com o trabalho pronto     

    A Professora Beatriz realizou uma atividade super bacana para presentear a Mamãe e mostrar que sua turminha possui muitos dotes artísticos.
     O Trabalho era confeccionar um Porta-Trecos para presentear a mamãe, para isso as crianças criaram um cenário onde foi tirada uma foto super especial para enfeitar o Presente, após o cenário pronto e a foto tirada e revelada, a criançada pôs a mão na massa e construiram o Porta-Trecos com um vidro que cada um dos alunos trouxe de casa.
     O trabalho ficou lindo e a turminha adorou mostrar seus dotes artísticos, vejam no vídeo abaixo a realização deste importante trabalho realizado por nossa Fase IV-L, afinal expressar-se artisticamente é fundameníal na  Educação Infantil.

Professora Beatriz
FASE IV-L  período Vespertino





publicado por Cláudia López

quarta-feira, 19 de maio de 2010

HTPC O Jogo das 4 Cores

       O nosso Projeto Jogos e Brincadeiras está acontecendo à todo vapor em nossa Unidade Escolar, durante as nossas horas atividades coletivas também estamos trabalhando o Projeto, pois acreditamos que só aprendemos jogar JOGANDO!
      Apresentamos aos professores o JOGO DAS 4 CORES ou Teorema das 4 cores. 
      O Jogo das Quatro Cores foi criado em 1852, por Francis Guthrie, que percebeu que a maioria dos mapas dos atlas era pintada com quatro cores, respeitando-se o critério de não pintar dois países vizinhos com a mesma cor. Pediu a seu irmão, Frederick, que, como ele, era um aluno da Universidade de Londres, que demonstrasse matematicamente o teorema de que quatro cores bastariam para colorir qualquer mapa sem que as regiões vizinhas tivessem a mesma cor.
De acordo com as regras do Jogo das Quatro Cores, em uma de suas primeiras modalidades, o jogador deve pintar uma figura que lhe será apresentada, subdividida em regiões, utilizando somente quatro cores, sem que regiões vizinhas sejam pintadas da mesma cor. Essa modalidade é conhecida como Colorindo Figuras Individualmente, em duplas ou quartetos.
Apresentamos as regras e as figuras para nossos professores e pronto o jogo começou, veja no vídeo abaixo como foi divertido aprender mais um jogo para usarmos em sala de aula.




postado por Cláudia López

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ÍNDIO TOCA TUDO

     Quem não se lembra de ir a uma excursão de escola? Era bom não é?
     Nossas crianças estão indo passear no Parque do Lago Francisco Rizzo, um lugar muito bonito, onde o contato com a natureza e com a preservação do meio é propiciado de todas as formas.
      Em um dos passeios as professoras Sandra Biúde (FASE V-E) e Renata (FASE V-F) realizaram uma atividade super bacana com as crianças, cantaram junto com elas a música "Índio toca tudo", música essa que proporciona muito movimento, criando Esquemas corporais e coordenação motora.
        Nada melhor do que cantar, dançar em lugar bonito e divertido, vocês não concordam? Veja no vídeo abaixo como se deu a atividade.

Profª Sandra Biúde FASE V-E    Matutino
Profª Renata FASE V-F              Matutino


publicado por Cláudia López

HOMENAGEM AS MÃES

   Em Homenagem as mamães a Professora Romilda, preparou uma apresentação de uma música muito especial, para poder homenageá-las.
   Veja o vídeo abaixo e se emocione!

    Profª Romilda 
FASE V-I Intermediário



publicado por Cláudia López

quinta-feira, 6 de maio de 2010

APRESENTAÇÃO DA NOSSA ESCOLA

     No dia 29 de abril de 2010, nossa escola recebeu a equipe da Prefeitura para realização da reunião do Orçamento Participativo.
      Para o Evento nossa Equipe montou um vídeo com algumas atividades realizadas pela nossa Unidade, para ilustrar o trabalho de qualidade que realizamos.
     Vejam no vídeo abaixo nossa apresentação.



publicado por Cláudia López

RECREIO DIRIGIDO

    Na Escola Pau Brasil,  a hora do recreio também faz parte do aprendizado. Por isso nossa Inspetora Antonia faz todos os dias uma brincadeira super bacana com a turma durante o lanche dos professores.
     A criançada adora e cada vez mais garantimos o aprendizado integral, pois através de uma brincadeira a criança aprende diversas coisas importantes para seu desenvolvimento pleno.
     Veja no vídeo abaixo, a brincadeira Corre-Cutia realizada com as turmas da Fase V E e F no período Matutino, com a Direção da Inspetora Antonia.





publicado por Cláudia López

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Como Surgiu o Dia das Mães?




 Como surgiu o Dia das Mães


     A idéia do Dia das mães começa na Grécia Antiga,quando os gregos festejavam a data em homenagem a deusa Rhea, considerada a mãe de todos os deuses e gregos.
Ann Marie Reeves Jarvis

     Já a história da criação do Dia das Mães oficialmente, começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.


   A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
     Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
      O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.
     Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.


FELIZ DIA DAS MÃES

PUBLICADO POR CLÁUDIA LÓPEZ