segunda-feira, 29 de março de 2010

Significado da Páscoa...

   A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

   Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

   No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

   A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!


Vamos ver agora como surgiu o chocolate...


   Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

   Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.

   O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.

   Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

   Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

   Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

   Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados.  E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

E o coelho?


   A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

   Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

   No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

   Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

   O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

   A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

   Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

   De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.


Os símbolos da Páscoa


   As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão.

   Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

   Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes.  As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.

Ainda temos como símbolos:

- O Cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho;

- A Cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica;

- O Pão e o Vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.

O Ovo, afinal!!!


   Bem, o ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antigüidade. Eram verdadeiras obras de arte!

   Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.

   Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

   No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares.

   Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Atualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa. No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada. Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos.    Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.

Mas depois de falar tanto em ovinhos deu vontade de comer um. Mas só se for de chocolate!


postado por Cláudia López

EM Pau Brasil informa:

Dias 01 e 02 de abril de 2010, não haverá aula.

Motivo:
Quinta-feira Santa
Sexta-feira da Paixão



A EM Pau Brasil deseja a todos
Uma Feliz Páscoa



postado por Cláudia López

sexta-feira, 26 de março de 2010

REFLEXÃO

"Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua Educação é a sua vida; Guarde-a bem." Provérbios 4:13

postado por Cláudia López

terça-feira, 23 de março de 2010

Para Refletir: Nem Tudo é Fácil

Nem Tudo é Fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer EU TE AMO, assim como é fácil não dizer nada...
´E difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir  você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil se entregar? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...
Mas com certeza, nada é impossível...
Precisamos acreditar, ter fé e lutar para que não apenas sonhemos, mas também, tornemos todos esses desejos, REALIDADE!!!

Cecília Meireles

postado por Cláudia López

terça-feira, 9 de março de 2010

COMUNICADO IMPORTANTE

Reforma da Escola

   A Escola Pau Brasil irá ganhar uma nova pintura tanto interna como externa, atendendo ao novo modelo das escolas do município, o que nos é muito bom, pois já é sabido que nossa escola estava carecida de uma pintura há tempos.
    Além da pintura também está previsto um novo projeto paisagístico e a troca do alambrado em volta da escola.
    Devido a isto teremos que nos reorganizar, pois a pintura irá começar no dia 10 de março de 2010.
   Durante o período da pintura os alunos serão agrupados em duas turmas no mesmo espaço, em alguns momentos de extrema necessidade poderá haver dispensa das aulas, porém não está previsto e isto só ocorrerá em caráter emergencial.
   Contamos com a compreensão e colaboração de todos, afinal nossa escola merece ficar mais bonita para nossos alunos.

postado por Cláudia López

quinta-feira, 4 de março de 2010

A Canoa Virou 1º Ano B

A Canoa Virou

A Atividade “A Canoa Virou”, tem como maior objetivo, tornar o aprender divertido e prazeroso.



Escrevemos o nome de todos os alunos em barquinhos de papel e o dispomos no meio da sala. Enquanto cantávamos a música “A Canoa Virou”, fomos dizendo o nome de cada um dos alunos da turma, e os mesmos tiveram que se dirigir ao meio da sala e identificar em qual barquinho estavam os seus prenomes e colocá-los no “mar” desenhado na lousa.


Pelo vídeo abaixo podemos observar que todos adoraram e nossos objetivos foram plenamente alcançados.

A Canoa Virou
1º Ano B - período Vespertino
Professora Zenilda

publicado por Cláudia López

UNIFORME E MATERIAL ESCOLAR

1º Ano B Vespertino Profª Zenilda
        Os nossos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, receberam no dia 1º de março o kit com Material Escolar e Uniforme completo.
       Os pais e alunos ficaram muito felizes e satisfeitos com mais esta conquista.
        Os alunos da EJA também receberam os kits de material escolar.
        Agradecemos ao Prefeito Chico Brito por mais esta realização.

postado por Cláudia López




terça-feira, 2 de março de 2010

ORKUT

A Escola Pau Brasil, também faz parte da maior rede de amigos virtuais do mundo, o Orkut.

Através de nossa comunidade no Orkut, vocês saberão dos nossos eventos, e também estarão prestigiando nossa Escola.

Se você faz parte do Orkut participe de nossa comunidade.

Sejam Bem Vindos!


http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=94997247


postado por Cláudia Lòpez

segunda-feira, 1 de março de 2010

MATERIAL ESCOLAR

Senhores Pais e Responsáveis

     Acontecerá no dia 01 de março de 2010, na EM Paulo Freire às 11 horas, a entrega dos kits de material escolar para o Ensino Fundamental e EJA de nossa escola. Junto com o kit de material escolar os alunos do Ensino Fundamental irão receber seu uniforme escolar.
      Os alunos do Ensino Infantil não receberão uniforme e o material será de uso coletivo e não individual.

Não se esqueçam!